9 de janeiro de 2011

Ragnarok RPG - Atributos (Stats), adaptação do game para os ragmaníacos


Essa é a primeira postagem de muitas outras que hão de vir. Comecei pelos atributos, me inspirei um pouco em Mutantes e Malfeitores. Segui a proporção de 5 pontos de atributo do game ser equivalente a 1 ponto de atributo no RPG. Utilizei a calculadora (http://ro.doddlercon.com/calc/calcx.html) e o Iro Wiki (http://irowiki.org/wiki/Main_Page) para manter as regras mais fiéis o possível ao game. Sendo assim, esse será um sistema baseado no D20 porém com outros atributos (Força, Agilidade, Vitalidade, Inteligência, Destreza e Sorte) e algumas variações em algumas regras.

FORÇA (FOR)
Bônus de dano corpo-a-corpo: Esse bônus é aumentado a cada 2 pontos de atributo, tal como a progressão normal dos modificadores de atributo e é aplicado a cada ataque realizado.
Bônus de dano à distância: Recebe o bônus a cada 10 pontos de atributo acima do atributo-base (a base é 10) e é aplicado a cada ataque realizado.
Bônus de carga: Cada ponto de atributo aumenta a carga máxima em 10 kg. Esse bônus é acrescentado à carga-base padrão de cada classe para determinar a carga total do personagem. O personagem não ganhará bônus de carga por bônus na Força provenientes de outras fontes (bônus de classe, carta, habilidades e etc).

AGILIDADE (AGI)
Esquiva: Esse valor é aumentado a cada ponto de atributo. Esse é o valor que define a dificuldade para o atacante acertá-lo.
Aumento na velocidade de ataque: O valor da velocidade de ataque é dado pela Agilidade, Destreza, poções de aumento de velocidade de ataque, habilidades relativas, o tipo de arma que se está utilizando e a classe do personagem.

VITALIDADE (VIT)
Redução de dano: Esse bônus é aumentado a cada 2 pontos de atributo, tal como a progressão normal dos modificadores de atributo e é aplicado ao dano individual de cada ataque recebido.
Pontos de vida adicionais: O personagem receberá um ponto de vida adicional a cada 2 pontos de atributo. Esses pontos de vida adicionais serão aplicados à cada dado de vida.
Redução de dano mágico: O personagem recebe redução de dano mágico 1 com 12 de Vitalidade. Essa redução aumenta para 2 no 14 de Vitalidade e em +1 a cada 4 pontos depois desse.
Bônus em itens de cura de PV: Ao utilizar itens que recuperam PV, adicione o bônus para determinar a quantidade restaurada.
Recuperação de PV: O valor de recuperação é aumentado a cada 10 pontos de atributo. Recupera uma quantidade de pontos de vida por rodada igual ao valor. Esse valor de recuperação tem progressão específica para cada classe e acumula com o valor dado pela Vitalidade.

INTELIGÊNCIA (INT)
Bônus de dano mágico: O personagem recebe bônus de dano mágico +1 com 12 de Inteligência e é aumentado a cada 6 pontos de atributos depois desse. Esse bônus é adicionado a cada dado de dano mágico.
Pontos de SP adicionais: Esse bônus é aumentado a cada 2 pontos de atributo, tal como a progressão normal dos modificadores de atributos e é aplicado a cada nível.
Redução de dano mágico: Esse bônus é aumentado a cada 2 pontos de atributo, tal como a progressão normal dos modificadores de atributo e é aplicado ao dano total de cada magia recebida.
Bônus em Itens de Cura de SP: Ao utilizar itens que recuperam SP, adicione o bônus para determinar a quantidade restaurada.
Recuperação de SP: O valor de recuperação é aumentado a cada 10 pontos de atributo. Recupera uma quantidade de SP por rodada igual ao valor. Esse valor de recuperação tem progressão específica para cada classe e acumula com o valor dado pela Inteligência.

DESTREZA (DES)
Bônus de acerto: Esse bônus é aumentado em +3 para cada 2 pontos de atributo e é aplicado a todos os ataques. O bônus de acerto é o critério usado para definir se personagens ou monstros alcançaram ou superaram o valor de defesa do inimigo.
Bônus de dano à distância: Esse bônus é aumentado a cada 2 pontos de atributo, tal como a progressão normal dos modificadores de atributo e é aplicado a cada ataque realizado.
Bônus de dano mínimo: O bônus mínimo de dano serve para alterar o número obtido em um dado por 1 número acima. Ele poderá alterar o valor de 1 dado de dano que tenha rolado 1, com 12 de Destreza; e pode chegar a alterar o número de 3 dados de dano que tenham alcançado até 5.
Bônus de dano corpo-a-corpo: Recebe o bônus a cada 10 pontos de atributo acima do atributo-base (a base é 10) e é aplicado a cada ataque corpo-a-corpo realizado.
Redução de dano mágico: Recebe o bônus a cada 10 pontos de atributo acima do atributo-base (a base é 10) e é aplicado a cada ataque realizado.
Bônus na velocidade de ataque: Esse bônus é adquirido quando se tem 18 de Destreza e aumenta a cada 6 pontos depois desse. O bônus recebido pelo personagem é acrescentado a sua Agilidade para definir o valor total na tabela de velocidade de ataque.
Redução no tempo de conjuração: Habilidades que não sejam instantâneas têm um tempo de conjuração (lenta ou média) e esse tempo pode ser reduzido devido um alto valor de Destreza, de acordo com a tabela acima.
Bônus de dano mágico: O personagem recebe bônus de dano mágico +1 com 12 de Inteligência e é aumentado a cada 6 pontos de atributos depois desse. Esse bônus é adicionado a cada dado de dano mágico.

SORTE (SOR)
Chance de crítico: O crítico é associado ao valor natural (sem quaisquer bônus) no d20. Essa rolagem é uma ameaça de crítico, que deverá ser confirmado com uma segunda rolagem e a nova rolagem precisa apenas de acertar o oponente. O crítico reduz a chance de crítico em 1 número nas rolagens de ataque para cada 2 pontos de atributo.
Evitar crítico: Um personagem com 16 de Sorte ou mais, que seja acertado por um crítico terá uma pequena chance de torná-lo um acerto comum. Com 16 de Sorte ele só consegue evitar um acerto crítico conseguindo um número 20 no d20 e a cada 4 pontos de atributo depois desse a chance de evitar um acerto será reduzida em 1 número.
Esquiva perfeita: A esquiva perfeita é adquirida com 14 de Sorte e aumentada a cada 4 pontos de atributo depois desse. Quando um oponente acertá-lo com um número igual ao seu valor de defesa, você terá direito de rolar o seu valor de defesa (ao invés de ser acertado com o valor base de 10). A cada 4 pontos essa chance de esquiva perfeita aumenta, podendo rolar novamente o seu valor de defesa quando for acertado com 1 número acima do seu valor de defesa e assim por diante.
Bônus de dano: Recebe o bônus com 20 de Sorte e a cada 10 pontos de atributo acima desse. Ele é aplicado a cada ataque acertado.

5 comentários:

  1. Cara, não muito da dinâmica do Ragnarock, mas o que vejo de jogos on line é que as situações são resolvidas em chances percentuais.

    Você ja pensou em fazer uma adaptação com base em dados de D100?

    Bela iniciativa e estou esperando as adaptações das classes!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Acredito ser a adaptação mais fiel!

    Apesar de eu ter me assustado um pouco com os altos números, acredito que está totalmente equivalente! É um ótimo trabalho, realmente muito bom.

    Em Ragnarok não se utiliza perícias, mas no d20 system sim.

    Há algo em mente para a redistribuição de perícias dentro dos novos status? Ou serão testes diretos nos atributos, como no AD&D?

    Obrigado por me mandar o link, sabe que sou um dos que mais espera por esta adaptação!

    /o/

    Abraços Pantaneiros!

    ResponderExcluir
  3. não entendi muito bem por ser d20

    se o cara tiver 40 ou mais de sorte, ele sempre vai dar critical nos ataques?

    ResponderExcluir
  4. Zem, como eu disse no início da postagem: "Segui a proporção de 5 pontos de atributo do game ser equivalente a 1 ponto de atributo no RPG."

    Sendo assim, o personagem que você citou, com 40 de sorte, teria o equivalente a 200 de sorte no game.

    Espero ter sanado a sua dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Tem continuação este belo trabalho!?

    ResponderExcluir