29 de abril de 2010

One-Shot


O que é uma aventura One-Shot?
São aventuras pequenas e quase sempre sem continuação, assim como alguns filmes (Van Helsing, Watchmen, V for Vendetta, entre outros).
O tempo de uma aventura nesse estilo pode variar de acordo com o estipulado pelo mestre que está organizando: 2, 4, 6 ou mais horas. Isso vai depender em partes da noção de tempo calculada previamente pelo mestre.

Como dinamizar uma aventura One-Shot?
Podemos dinamizá-las reduzindo o conteúdo do sistema utilizado, ignorando partes irrelevantes na ficha, disponibilizando personagens pré-prontos, utilizando marcadores de papel nos livros utilizados, criando “tópicos-guia” em forma de lembrete em uma folha, caderno, etc; agilizando consultas e reduzindo a perca de foco no objetivo principal.

Quais regras subtrair do sistema? E quais partes da ficha, estatísticas de criaturas e NPCs podem ser ignoradas?
Sobre o sistema, utilize as regras relacionadas aos personagens, regras simples relacionadas aos combates, abuse da média dos cálculos que sejam requeridos, deixe de lado penalidades circunstanciais, penalidades de movimento e regras complexas que requerem mais rolagens.
Seguindo essas idéias você irá reduzir consideravelmente as partes desnecessárias do sistema em sua aventura one-shot.
Com relação às fichas e estatísticas, ignore as partes que possam ser interpretadas ao invés de roladas, resuma as estatísticas das criaturas de modo que necessite o mínimo possível de consultas, utilize apenas o necessário das estatísticas de combate de monstros e NPCs (os temas não voltados ao combate podem ser apenas interpretados, como citado anteriormente).

Como adiantar acontecimentos da aventura?
Praticamente tudo pode ser adiantado. Deixe as criaturas idênticas com as mesmas estatísticas, calcule previamente iniciativas, deixe os danos das criaturas fixos, padronize as magias e os alcances de modo que não precisem ser procurados nos livros.
Seguindo estas dicas você terá tudo que é necessário já preparado sem precisar ficar somando vários dados rolados para uma magia conjurada ou calculando o multiplicador de vários bônus no caso de um acerto crítico.

O que fazer para estar sempre preparado?
Faça pequenos resumos da aventura, tenha também um resumo das estatísticas principais dos jogadores, utilize o Escudo do Mestre (Screen) com as regras que serão mais utilizadas na aventura, novamente utilize marcadores de papel nas partes dos livros que serão mais usadas.
Assim você terá um maior controle dos acontecimentos e uma noção das dificuldades dos jogadores.


ONE-SHOT PARA
E
O sistema que eu mais conheço é o D&D, sendo assim, vou mostrar algumas maneiras de agilizar aventuras one-shot especificamente para este.
Estou me acostumando com o Pathfinder e já o utilizamos devido o material disponibilizado de graça no site da Paizo (http://paizo.com/pathfinderRPG/prd/).

Seguindo os capítulos do Livro do Jogador 3.5 estarei compilando da forma mais resumida o possível como agilizar sua one-shot.

Capítulo 1: Habilidades
As habilidades não necessitam de alterações, porém é válido lembrar que modificadores altos acarretariam mais somas e conseqüente maior tempo para cálculos em certos casos.

Capítulo 2: Raças
Evite raças com muitas habilidades (principalmente Sobrenaturais e Similares à Magia), com ajuste de nível maior que +2 e utilize de preferência aquelas de materiais mais conhecidos.

Capítulo 3: Classes
Utilizar as classes mais dinâmicas, agilizará consideravelmente sua aventura. As classes mais indicadas seriam: Bárbaro, Clérigo, Feiticeiro, Guerreiro, Ladino, Monge, Paladino e Ranger. Deixando de lado classes que normalmente são um pouco mais demoradas em suas ações devido a gama de magias e habilidades para usarem, como o Druida e o Mago.

Capítulo 4: Perícias
Seguindo a idéia de focar no combate e evitar as rolagens que poderiam ser interpretadas podemos reduzir as perícias consideravelmente.
As perícias restantes seriam: Acrobacia, Arte da Fuga, Arte da Magia, Atuar, Avaliar, Blefar, Cavalgar, Curar, Desabilitar Dispositivo, Diplomacia, Disfarçar, Escalar, Furtividade, Intimidar, Linguística, Nadar, Percepção, Prestidigitação, Sentir Motivação, Sobrevivência e Usar Dispositivo Mágico.
As perícias citadas acima estão numa tradução própria e utilizei algumas das perícias do Pathfinder as quais já foram sintetizadas.

Capítulo 5: Talentos
Utilize os talentos dos livros que você tem disponível no momento, anote os benefícios ou a página onde ele está contido, na própria ficha ou em uma folha de anotação para minimizar o tempo de consulta e evitar inconvenientes durante a aventura.

Capítulo 6: Descrição
Este capítulo pode ser minimamente aproveitado.
Com as médias de altura, peso, idade e etc; nada mais além desses.

Capítulo 7: Equipamentos
Os equipamentos é um grande problema em alguns casos. Uma boa solução é usar o bom senso, interpretando que os jogadores já tenham o mínimo necessário para tal aventura (como corda, pederneira e isqueiro, tochas, saco de dormir e etc) e pedindo a esses que anotem somente os itens adquiridos no decorrer da aventura.

Capítulo 8: Combate
O combate em aventuras one-shot pode se tornar o verdadeiro vilão. Caso estas não sejam rápidas e objetivas, poderão se prolongar por mais tempo que o esperado, algumas saídas para combates rápidos são: monstros não-inteligentes, assim não haverá conversa nem interpretação para evitar o combate; evitar que as criaturas sobrevivam ao ataque dos heróis, evitando assim interrogatórios que prolongariam; tesouro e itens determinados com antecedência, agilizando o que se pode aproveitar dos derrotados e evitando que investiguem de alvo por alvo.
Outras dicas válidas durante o combate é ignorar ataques de oportunidade de acordo com o livro, liberando de acordo com o bom senso; conhecer bastante a mecânica de manobras de combate (Agarrar, Separar, Desarmar e etc), deixar de lado penalidades circunstanciais caso não às tenha em mãos (ex: penalidade por incremento de distância, deslocar-se na diagonal, deslocamento por diferentes terrenos e etc).

Capítulo 9: Aventurando-se
Nesse capítulo teremos a Capacidade de Carga que pode ser agilizada utilizando como carga somente os itens mais usados pelos personagens e ignorando o peso dos equipamentos mundanos, citados na parte Capítulo 7.
Temos aqui também a taxa de deslocamento diário e coisas do tipo, que podem ser igualmente ignoradas, seguindo somente o bom senso.

Capítulo 10: Mágicas
Capítulo importante para que um mestre saiba sobre os descritores da magia, a principal dica para esse capítulo é: mantenha um marcador de papel para dúvidas corriqueiras pertinentes a magias.

Capítulo 11: Magias
A principal e mais importante dica na minha opinião para esse capítulo, é que você tenha copiado ou impresso, as magias disponíveis aos jogadores e uma cópia igual atrás do seu escudo do mestre (screen). Com isso você evita a procura pelos efeitos da magia e acompanha ao mesmo tempo a conjuração da mesma, notando qualquer erro que possa ter enganado o jogador por algum erro de interpretação da mesma.

Autor da Matéria: Alan "Espartano"

3 comentários:

  1. Nova tentativa! XD

    ----

    Belo post!

    Já tentei algumas vezes criar aventuras one-shot para grupos de acadêmicos que insistem para que eu os introduza no RPG.

    Infelizmente, nunca a trama é finalizada em uma sessão, exigindo uma segunda para seu fechamento!

    Aiai xDD

    Mas lendo este artigo, consegui encontrar diversas falhas em minha forma de arquitetar a aventura, principalmente por não ter experiência com aventuras one-shot!

    Muito obrigado!

    A versão 4e facilita muito o one-shot com suas cartas de poderes, mas ainda assim prefiro a mecânica Pathfinder!

    o/

    Abraços Pantaneiros!

    ResponderExcluir
  2. Diria que essas dicas são interessantes não apenas para One Shots, mas tambem para campanhas. Muitas vezes temos pouco tempo para jogar e a morosidade das regras e das seções nos deixam com a sensação de termos perdido a tarde. Quanto mais rapido o jogo, mais diversão.

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente e mais matérias com dicas sobre one shot estarão desfilando por aqui

    ResponderExcluir